O texto que segue abaixo é uma reprodução da carta de mobilização pela permanência e ampliação do PIBIB (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), sobre o qual paira uma sombra ameaçadora!
Pode soar um tanto dramática a minha introdução, mas em tempos de crise não me parece tão exagerada a dramaticidade, tendo em vista que quando a economia não vai bem, os primeiros cortes e reduções atingem nada mais, nada menos que a educação. Esta, sim, tão dramaticamente fragilizada pela ausência de políticas públicas comprometidas com a universalização do ensino qualificado.
Por essa razão, peço aos leitores e leitoras desse blog que, gentilmente, o acompanham (a despeito da minha não periodicidade), a tomarem ciência dessa carta, refletirem sobre o conteúdo dela e se possível, a divulgarem em suas redes.
Se queremos uma Res-pública, um Estado de direito e uma sociedade civil forte e autônoma, melhor caminho não há do que o da educação: direito de todos e de todas!
CARTA DE MOBILIZAÇÃO DO PIBID
NOVO RUMO
PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Brasília,
15 de outubro de 2015
O Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) política de formação de
professores que teve origem com nova etapa de democratização da sociedade brasileira,
há 10 anos trouxe resultados significativos para a educação e para formação docente.
Nesse momento de comemoração do “Dia do Professor”, estudantes dos cursos de licenciatura,
professores da educação básica e superior se unem para marcar o reconhecimento
a esse profissional e defender a continuidade do PIBID, bem como a sua ampliação
e qualificação.
O PIBID é uma
conquista da sociedade brasileira. Seu êxito vem sendo produzido coletivamente
por sujeitos em exercício e em formação no sistema nacional de educação. Envolve
crianças, jovens e adultos da escola pública, famílias, comunidades escolares e
trabalhadores.
O PIBID é um
Programa do tamanho do país. Está disseminado territorialmente e, mais que
isso, em cada local onde foi implantado, deu visibilidade à singulares culturas
e à populações historicamente silenciadas. Valorizando a docência,
problematizando diferentes realidades, ampliando o acesso aos conhecimentos
sistematizados pela humanidade, inovando práticas pedagógicas, o Pibid mostra
que outra Educação é possível!
Compreendemos que o
momento de transição pelo qual passa o Estado brasileiro, produzindo tensões,
exige equilíbrio e cautela. Mas também vemos com indignação os silêncios acerca
do futuro do PIBID. Apesar de reconhecido o seu caráter estratégico, vimos ignorada
a responsabilidade com a sua manutenção e ampliação, instituídas por lei, na
LDB e no PNE.
Mais do que nunca,
afirmamos a importância da formação docente para tornar a educação um efetivo
direito, certos de que não há neutralidade. Estão em jogo decisões sobre quem é
o responsável pela formação, que professores queremos formar e para qual sociedade.
O PIBID toma uma posição, concretizando, na prática, a aproximação entre universidades
e escolas públicas. Se a educação não é uma ação simples, para que seja de fato
democrática, precisa contar com professores conscientes do seu papel,
comprometidos com a qualidade do ensino, protagonistas que se unem a outros
para pensar e produzir, passo a passo, a história desse país. Vale lembrar
Anísio Teixeira: ‘Educação não é privilégio’!
Sabemos que
incertezas existem, mas não são maiores que a convicção de que o PIBID deu um
novo rumo à formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica. E,
por isso mesmo, defendemos, em especial, o direito do professor a uma formação democrática,
que dê sentido ao seu trabalho. Que a sua formação, junto a outras condições, implique
na qualidade do ensino da maioria da população, que tem na educação pública uma
oportunidade de desenvolvimento pleno. Por tudo isso reivindicamos junto ao
Governo e aos parlamentares a manutenção e ampliação do Pibid como política
pública e sua inclusão no orçamento do MEC para 2016!
Comentários
Postar um comentário