Mobilização: fica PIBID!


 
O texto que segue abaixo é uma reprodução da carta de mobilização pela permanência e ampliação do PIBIB (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), sobre o qual paira uma sombra ameaçadora! 

Pode soar um tanto dramática a minha introdução, mas em tempos de crise não me parece tão exagerada a dramaticidade, tendo em vista que quando a economia não vai bem, os primeiros cortes e reduções atingem  nada mais, nada menos que a educação. Esta, sim, tão dramaticamente fragilizada pela ausência de políticas públicas comprometidas com a universalização do ensino qualificado.

Por essa razão, peço aos leitores e leitoras desse blog que, gentilmente, o acompanham (a despeito da minha não periodicidade), a tomarem ciência dessa carta, refletirem sobre o conteúdo dela e se possível, a divulgarem em suas redes. 

Se queremos uma Res-pública, um Estado de direito e uma sociedade civil forte e autônoma, melhor caminho não há do que o da educação: direito de todos e de todas!

CARTA DE MOBILIZAÇÃO DO PIBID

NOVO RUMO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES



Brasília, 15 de outubro de 2015


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) política de formação de professores que teve origem com nova etapa de democratização da sociedade brasileira, há 10 anos trouxe resultados significativos para a educação e para formação docente. Nesse momento de comemoração do “Dia do Professor”, estudantes dos cursos de licenciatura, professores da educação básica e superior se unem para marcar o reconhecimento a esse profissional e defender a continuidade do PIBID, bem como a sua ampliação e qualificação.


O PIBID é uma conquista da sociedade brasileira. Seu êxito vem sendo produzido coletivamente por sujeitos em exercício e em formação no sistema nacional de educação. Envolve crianças, jovens e adultos da escola pública, famílias, comunidades escolares e trabalhadores.


O PIBID é um Programa do tamanho do país. Está disseminado territorialmente e, mais que isso, em cada local onde foi implantado, deu visibilidade à singulares culturas e à populações historicamente silenciadas. Valorizando a docência, problematizando diferentes realidades, ampliando o acesso aos conhecimentos sistematizados pela humanidade, inovando práticas pedagógicas, o Pibid mostra que outra Educação é possível!


Compreendemos que o momento de transição pelo qual passa o Estado brasileiro, produzindo tensões, exige equilíbrio e cautela. Mas também vemos com indignação os silêncios acerca do futuro do PIBID. Apesar de reconhecido o seu caráter estratégico, vimos ignorada a responsabilidade com a sua manutenção e ampliação, instituídas por lei, na LDB e no PNE.


Mais do que nunca, afirmamos a importância da formação docente para tornar a educação um efetivo direito, certos de que não há neutralidade. Estão em jogo decisões sobre quem é o responsável pela formação, que professores queremos formar e para qual sociedade. O PIBID toma uma posição, concretizando, na prática, a aproximação entre universidades e escolas públicas. Se a educação não é uma ação simples, para que seja de fato democrática, precisa contar com professores conscientes do seu papel, comprometidos com a qualidade do ensino, protagonistas que se unem a outros para pensar e produzir, passo a passo, a história desse país. Vale lembrar Anísio Teixeira: ‘Educação não é privilégio’!


Sabemos que incertezas existem, mas não são maiores que a convicção de que o PIBID deu um novo rumo à formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica. E, por isso mesmo, defendemos, em especial, o direito do professor a uma formação democrática, que dê sentido ao seu trabalho. Que a sua formação, junto a outras condições, implique na qualidade do ensino da maioria da população, que tem na educação pública uma oportunidade de desenvolvimento pleno. Por tudo isso reivindicamos junto ao Governo e aos parlamentares a manutenção e ampliação do Pibid como política pública e sua inclusão no orçamento do MEC para 2016!

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